tabagismo

Como o tabagismo afeta a saúde do coração

Fumar faz mal para a saúde e quase todo mundo sabe disso. Se não, ainda não tem conhecimento sobre o mal que o cigarro pode causar. Nesse caso, é necessário conhecer os danos que ele causa ao corpo humano. O tabagismo pode ser considerado um dos maiores inimigos do coração.

Os perigos do tabagismo

Estudos demonstram que o tabagismo aumenta a frequência cardíaca, contrai as artérias e pode causar graves irregularidades nos batimentos cardíacos, sobrecarregando o trabalho do coração. Fumar também aumenta a pressão sanguínea, o que eleva o risco de acidente vascular cerebral em pessoas com hipertensão.

O cigarro é um dos maiores agressores do endotélio – a parede de células que cobre os vasos sanguíneo. Isso interfere na produção de uma substância protetora denominada óxido nítrico e torna as artérias mais vulneráveis ao acúmulo de gordura. Há também uma interferência no mecanismo de contração e relaxamento, o que resulta em maior dificuldade para o sangue circular.

O tabagismo também acelera um processo conhecido como oxidação do colesterol e favorece a formação da placa de aterosclerose, que é um dos principais causadores do infarto.

Como a nicotina age no corpo

Conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), 10% dos fumantes podem ter redução da expectativa de vida de até 20 anos. No organismo, a nicotina vai diretamente para o coração, o cérebro e a circulação. Ela prejudica todo o organismo. Sua ação é exercida pelos sistemas simpático e parassimpático e quando a adrenalina é liberada, influencia na redução de consumo de oxigênio. Ela também propicia maior absorção de  colesterol pelo corpo.

A fumaça do cigarro contrai os vasos capilares dos pés e das pernas. Um único cigarro é suficiente para contrair todos os vasos sanguíneos do corpo. A cada tragada, ocorre o endurecimento das artérias do fumante, fazendo o coração trabalhar mais intensamente. Durante esse processo, os pulmões absorvem ácido carbônico, monóxido de carbono (aquele gás que o cano de escapamento dos automóveis expele), amônio, piridina e outras substâncias que contêm alcatrão (composto de chumbo, polônio e arsênio). Em seguida, todos esses elementos caem na corrente sanguínea.

Qualquer tipo de tabagismo pode estimular a produção de novas placas nas artérias e piorar o acúmulo de gordura nas suas paredes, que também é conhecido como aterosclerose.

Os homens fumantes têm seis vezes mais chances de sofrer um infarto, comparando-se aos homens não fumantes. Nas mulheres, esse risco é três vezes maior. Não são só os fumantes ativos têm mais chances de sofrer um infarto. O fumante passivo tem aproximadamente 30% a mais de risco do que uma pessoa que não se expõe à fumaça do cigarro.

O cigarro é uma das drogas mais viciantes. Ele é responsável por aumentar o risco de aproximadamente 50 doenças diferentes, além de elevar a pressão arterial e a frequência cardíaca em até 30%. As doenças cardiovasculares, como a angina e o infarto, estão entre as mais comuns.

 

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cardiologista em Paracambi!

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp