doenças cardiovasculares

5 doenças cardiovasculares mais comuns

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo. Na maioria dos casos, os pacientes dessas doenças possuem algum hábito não saudável, tais como, tabagismo, má alimentação e sedentarismo. Nesse post, você vai conhecer as doenças cardiovasculares que são as principais causas da estimativa apontada pela OMS. Veja se conhece alguma delas.

Principais doenças cardiovasculares

1. Aneurisma da aorta abdominal

Os aneurismas da aorta abdominal são dilatações que ocorrem na parede da aorta. A aorta é a maior artéria do corpo, sendo responsável por transmitir o sangue rico em oxigênio. Quando esse aneurisma se rompe, pode provocar uma dor intensa, hipertensão arterial e até a morte. Essa patologia acomete, principalmente, os homens com idade entre 50 a 80 anos de idade. Na maioria dos casos, apenas os aneurismas com mais de 5 cm de extensão costumam se romper. O tratamento pode ser realizado com o uso de medicamentos anti-hipertensivos, redução da taxa de colesterol e mudanças no estilo de vida do paciente.

2. Arritmia

A arritmia, ou palpitação, é uma alteração no ritmo do batimento cardíaco que dá a impressão de que o coração deixou de bater por alguns segundos. Essa condição só se torna um grave problema quando acontece repetidas vezes. A ingestão excessiva de cafeína, o tabagismo, consumo abusivo de álcool e de drogas estimulantes são os principais fatores de risco que podem ocasionar a arritmia. Na maioria dos casos, esse distúrbio cardíaco desaparece espontaneamente ou quando o paciente se afasta dos fatores desencadeantes. Contudo, uma arritmia grave pode causar falência cardíaca congestiva, fibrilação e até morte súbita.

3. Infarto agudo do miocárdio

O infarto agudo do miocárdio é um distúrbio que ocorre quando o fluxo sanguíneo é interrompido por um longo período e não chega ao músculo do coração (miocárdio). A falta de sangue faz com que o miocárdio fique danificado ou necrose, provocando um ataque cardíaco. A principal causa de bloqueio das artérias é a doença arterial coronariana que ocorre em função da formação de aterosclerose, provocando o estreitamento e a obstrução das artérias. Quando essas placas se rompem, um coágulo se forma e obstrui o fluxo sanguíneo, causando o infarto agudo do miocárdio. Existem alguns fatores de risco que potencializam as chances de uma pessoa sofrer um ataque cardíaco. Esses fatores são a idade elevada, tabagismo, hipertensão, colesterol alto, diabetes, sedentarismo, obesidade, estresse, alcoolismo e uso de drogas estimulantes. Quando ocorrem sintomas, eles são mais frequentes nas mulheres. Os sinais mais comuns são dor no peito, suor frio, desmaio, falta de ar, cansaço excessivo, arritmia, enjoos e vômitos.

4. Doença vascular periférica

A doença vascular periférica (DVP) é o estreitamento ou obstrução da luz do vasos que transportam sangue para as artérias. Na maioria dos casos, a DVP é causada pela formação de placas de gordura, conhecida como aterosclerose. Os sintomas mais comuns são queimação e dor nos músculos da perna, principalmente, durante a caminhada. Nos casos mais graves, essa doença cardiovascular pode provocar úlceras nos pés e gangrena. O tratamento começa pela mudança de hábitos do paciente. Caso não apresente o resultado desejado, pode ser preciso fazer a abordagem endovascular ou uma endarterectomia, um tipo de cirurgia para limpeza do interior da artéria.

5. Acidente vascular cerebral

O AVC é uma das doenças cardiovasculares mais perigosas e a principal responsável pelos casos de morte. Ela ocorre quando há um déficit neurológico súbito, em decorrência de algum problema nos vasos sanguíneos do sistema nervoso central. O acidente vascular cerebral isquêmico ocorre a partir da falta de circulação sanguínea no cérebro. O tipo hemorrágico se manifesta através de um sangramento no cérebro ocasionado pelo rompimento de um vaso sanguíneo ou uma artéria. A prevenção ao problema passa pelo combate ao fatores de risco da doença. A melhor forma de prevenir um AVC é viver uma vida com hábitos saudáveis. Essas são as doenças cardiovasculares mais comuns e também as mais fatais. A melhor maneira de evitá-las é deixando de lado os maus hábitos, seja com uma boa alimentação ou evitando o cigarro e o álcool. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cardiologista em Paracambi!
Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp