mamografia

Mamografia: o que é e quando realizar?

A mamografia continua a ser a melhor ferramenta primária para identificar nódulos, manchas e outras alterações nos seios que podem indicar a presença do câncer de mama. 

Trata-se de um exame fundamental para detectar a doença ainda em estágio inicial, o que facilita o tratamento e aumenta as chances de cura do paciente.

Mas afinal, como funciona a mamografia e quando ela deve ser realizada? Falaremos sobre isso neste artigo. Continue a leitura para saber mais!

O que é a mamografia e como é feita?

Basicamente, é um raio-X com um foco particular na imagem da mama. Atualmente, as modernas técnicas permitem um diagnóstico precoce de câncer, muitas vezes, em mulheres que não apresentam sintomas.

O procedimento é feito do modo convencional ou digital, sendo que o segundo permite um tempo menor de exposição à radiação e tem a opção de aumentar, clarear, escurecer ou diminuir a imagem. Isso faz com que a técnica consiga detectar nódulos de forma mais eficiente. 

Cada mulher tem uma sensibilidade diferente na região, o que explica o motivo de algumas queixarem-se mais de dor, enquanto outras relatam apenas um leve desconforto. 

Por que a mamografia é tão importante?

A mamografia é o exame que apresenta o melhor custo-benefício para detecção do câncer de mama, pois, se realizada anualmente, por mulheres acima de 40 anos, contribui para a redução da mortalidade em razão da doença.

Isso acontece não apenas porque a detecção e diagnóstico precoce aumentam as chances de cura, mas também porque o tratamento clínico e cirúrgico na fase inicial da doença permite uma abordagem menos agressiva ou mutiladora.

De quanto em quanto tempo deve ser feita a mamografia?

A Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) recomenda a mamografia anual para as mulheres a partir dos 40 anos de idade.

Já para as que têm risco aumentado, ou seja, pacientes com casos de câncer de mama antes dos 50 anos em parentes próximos, como mãe e/ou irmã ou com histórico familiar de câncer de mama bilateral, de ovário ou de mama masculino, devem começar o acompanhamento médico a partir dos 30 anos.

Como se preparar para o exame?

A preparação para uma mamografia é muito semelhante a qualquer outro procedimento radiológico. Deve-se usar roupas folgadas, pois é necessário despir-se até a cintura.

É recomendável não agendar o procedimento durante a semana anterior ao período menstrual, pois os seios podem ficar sensíveis durante esse período. Além disso, no dia do exame, não use nenhum desodorante ou antitranspirante nas axilas, pois esses produtos podem aparecer nas imagens.

Quais são os benefícios e riscos da mamografia?

Como é um procedimento radiológico, existe o risco de efeitos colaterais associados à exposição à radiação. No entanto, como em muitos outros exames, os riscos são mínimos devido à reduzida quantidade de radiação usada e à especificidade da área de exame. 

Os benefícios dos diagnósticos incluem detecção precoce, tratamento e check-ups contínuos para recorrências. Isso supera, significativamente, a pequena possibilidade de efeitos colaterais desse procedimento radiológico.

Como fazer o autoexame da mama?

Ao contrário do compromisso mensal com o exame, a sugestão é que as mulheres conheçam o próprio corpo, o que as tornaria capazes de perceber diferenças ou sinais que podem indicar algum problema. 

Observar-se no banho, ao passar creme ou, até mesmo, parada em frente ao espelho são alguns dos momentos que podem ajudar nesse conhecimento. Ao notar nódulos de qualquer tamanho, retração da mama, uma mama maior que a outra, pele mais repuxada ou outras alterações, a mulher deve, obrigatoriamente, procurar seu médico.  

Pronto! Agora você já sabe como a mamografia funciona na prática, então, não deixe de se cuidar e agende seu exame!

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cardiologista em Paracambi!

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp