mal súbito

Mal súbito: o que é e quais são os sintomas?

O termo “mal súbito” está presente em uma série de discursos: muitas vezes, é utilizado para descrever problemas de saúde desconhecidos, que tendem a provocar resultados severos e, em alguns casos, o óbito. Pode-se dizer, de fato, que o mal súbito não se trata de uma enfermidade específica: ele está atrelado a sintomas de doenças e, em geral, é caracterizado por desmaios e tonturas fortes.

Quais são as doenças que podem causar um mal súbito?

Felizmente, nem sempre a situação é tão severa. Em alguns casos, pessoas que estão desidratadas, passaram por momentos de grande emoção, perigo ou estresse, ou têm pressão instável, podem apresentar perda de consciência. Outras circunstâncias, no entanto, exigem mais cuidado. Entre as doenças que podem gerar desmaios temos:

Acidente vascular cerebral

Também conhecido como AVC, ocorre quando há interrupção no fluxo de oxigênio em alguma parte do cérebro ou tronco cerebral. Pode ser engatilhado pelo entupimento ou rompimento de vasos. Os sintomas incluem:
  • perda de força em um dos membros;
  • alteração de um dos lados da face;
  • formigamento em um dos lados do corpo;
  • perda ou dificuldade de visão em um ou ambos os olhos,;
  • dificuldade de compreensão da linguagem;
  • náuseas;
  • dores de cabeça intensas;
  • tonturas fortes (com a ameaça de desmaios).
O paciente deve ser levado imediatamente ao hospital, uma vez que o AVC é responsável por sequelas muito significativas e que podem atrapalhar a qualidade de vida da pessoa e de seus familiares. O tratamento para o AVC pode variar de acordo com o estado de saúde do paciente, idade e histórico médico.

Infarto

Acontece quando há interrupção no fluxo de sangue das artérias que acessam o coração – normalmente, por placas de gordura. Infelizmente, tende a ter alta taxa de morbidade. Mais um motivo pelo qual se deve, sempre que possível, fazer um check-up cardiológico. Manter hábitos alimentares saudáveis, praticar atividade física e prevenir a obesidade são atitudes que ajudam na prevenção do infarto e de outras doenças do coração. Os sintomas do infarto incluem:
  • dor no peito, que pode se espalhar para a região das costas ou para os braços;
  • dificuldade para respirar,
  • suor frio;
  • fadiga;
  • alterações no ritmo respiratório;
  • ansiedade;
  • e, via de regra, sensação de desmaio.
O episódio deve ser levado imediatamente à atenção de um médico responsável.

Aneurisma cerebral

O aneurisma cerebral é causado pela dilatação de uma artéria do cérebro, o que aumenta a sua chance de romper. Também é mais comum em indivíduos com hábitos pouco saudáveis, como o tabagismo, o sedentarismo e a má alimentação. Costuma ser assintomático. Assim, pessoas que estão no grupo de risco devem monitorar frequentemente a sua saúde e, sempre que possível, visitar um médico cardiologista. Quando há rompimento do aneurisma, pode ocorrer hemorragia, dores de cabeça fortes, zumbidos, vômitos, aumento da pressão arterial e desmaios. É primordial, nesses casos, que o paciente seja levado imediatamente ao hospital. Um número bastante significativo de pessoas vítimas de aneurisma cerebral tende a não sobreviver ou, quando sobrevivem, sofrem com sequelas, as quais prejudicam a qualidade de vida. Assim sendo, a prevenção desse tipo de quadro é sempre o melhor caminho. Por isso, faça seu check-up cardiológico pelo menos uma vez ao ano! Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cardiologista em Paracambi!
Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp