No Brasil, quase 25% da população foi diagnosticada com hipertensão, segundo a Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico. Ou seja, esse dado mostra que 1/4 da população está sob risco. Afinal de contas, hipertensão e AVC são inerentes.
Para que você tenha uma ideia, cerca de 52.395 pessoas, maiores de 18 anos, foram entrevistadas. Nesse contexto, a capital do Rio de janeiro liderou no quesito de maior prevalência, seguido por Maceió, João Pessoa, Belo Horizonte, Recife, Campo Grande e Vitória.
O relatório ainda mostrou que o Brasil registou mais de 140 mil mortes, sendo que 37% delas foram precoces e boa parte delas podiam ter sido evitadas. Ou seja, a mudança de alguns hábitos poderia ter salvado vidas.
Neste artigo eu explico a relação entre hipertensão e AVC e ainda mostro como prevenir esse tipo de manifestação. Leia-o até o final e fique por dentro!
O que é hipertensão?
A pressão alta, como também é popularmente conhecida, é uma doença crônica caracterizada pelo aumento da pressão do sangue nas artérias. Normalmente a patologia é diagnosticada quando os valores mínimos e máximos da pressão superam o limite de 140/90 mmHg ou ultrapassam 14 por 9. Quando isso acontece o coração precisa trabalhar mais para distribuir o sangue pelo corpo, por isso ela é um dos motivos que potencializam as ocorrências de Acidente Vascular Cerebral.O que é AVC?
Quando os vasos que levam sangue para o cérebro se rompem ou entopem ocorre a paralisia cerebral. Chamamos esse evento de AVC ou Acidente Vascular Cerebral, por conta da circulação sanguínea interrompida. Geralmente, ele atinge muito mais os homens, porém o diagnóstico e tratamento rápidos colaboram na recuperação completa do paciente. Os sintomas se manifestam por meio de formigamento, fraqueza, confusão mental, falta de equilíbrio, alteração na visão, dor de cabeça súbita e intensa.Qual é a relação entre hipertensão e AVC?
O controle dos níveis de açúcar no corpo, bem como o da pressão arterial são fundamentais, sobretudo para quem é diabético e hipertenso. Afinal de contas, quando a pressão está muito alta, consequentemente ela acaba lesionando os vasos sanguíneos do cérebro. Ou seja, as artérias não se dilatam e isso aumenta o risco de entupimentos. Então, nesse contexto de constantes agressões da pressão alta, os vasos podem, inclusive, estourar, interrompendo, dessa forma, o envio de suprimentos a um grupo de neurônios.Como você pode prevenir?
A pressão alta está entre os fatores de risco do AVC, então o primeiro passo nesse processo é cuidar dela. Pois quando a mantemos equilibrada a probabilidade de ocorrências reduz consideravelmente. Nesse caso o paciente precisa adotar hábitos alimentares mais saudáveis, porque o excesso de sal, por exemplo, tende a elevá-la. Além disso é imprescindível evitar o consumo de álcool e o tabagismo. Outra coisa que merece ser mencionada tem a ver com o sedentarismo, por isso é fundamental mexer o corpo. Ou seja, a prática de atividades físicas ajuda muito nesse processo de prevenção. Como vimos, hipertensão e AVC estão diretamente ligados. Ou seja, a pressão alta é uma das causas do Acidente Vascular Cerebral. Então quando o paciente consegue manter a pressão equilibrada, automaticamente ele também reduz a probabilidade de sofrer do problema. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cardiologista em Paracambi!
Comentários