O coração humano funciona como uma bomba hidráulica para o sistema cardiovascular. Sua função é bombear o sangue rico em oxigênio para as artérias. Contudo, existem patologias que podem afetar o seu funcionamento, como por exemplo, a endocardite.
Você conhece essa doença? Sabe como é causada? Então, continue a leitura e entenda mais sobre o assunto.
O que é endocardite?
É uma inflamação no revestimento interno do coração, chamado de endocárdio. A parede cardíaca é formada por três camadas, o miocárdio, pericárdio e o endocárdio. Este último reveste as válvulas cardíacas e evita que haja a formação de trombos. O coração recebe nos átrios o sangue pobre em oxigênio trazido pelas veias e envia para as artérias o sangue rico em oxigênio, por meio dos ventrículos. As válvulas cardíacas estão entre essas duas cavidades e impedem que o sangue retorne dos ventrículos para os átrios. Essas válvulas podem ser infectadas por micro-organismos que podem danificá-las ou destruí-las. Porém, essa situação só ocorre se não houver o tratamento adequado da doença.Quais os sintomas da endocardite?
Os sintomas podem variar em função do tipo de agente causador da doença. Entre os sinais mais comuns, estão:- Febre;
- Sopro no coração;
- Fadiga;
- Dor muscular e articular;
- Sudorese noturna;
- Respiração curta;
- Palidez;
- Tosse contínua;
- Emagrecimento;
- Urina com sangue;
- Calafrios;
- Nódulos de Osler e Petéquias.
Quais são as causas?
A endocardite é causada, na maioria dos casos, por bactérias, mas também pode ocorrer pela ação de fungos ou outros microorganismos. Esses germes penetram na corrente sanguínea, viajam até o coração e se alojam nas suas válvulas ou no seu tecido. Geralmente, o contágio pode acontecer das seguintes maneiras:- Quando há uma lesão na mucosa da boca ou da gengiva que pode ser causada durante a escovação dos dentes ou a mastigação de alimentos;
- Em função de uma gengivite infecciosa;
- Quando há pequenas lesões ou infecções na pele;
- Pela realização de procedimentos cirúrgicos ou odontológicos;
- Quando há uma infecção grave no sangue, chamada de sepse;
- Pelo uso de injeções de drogas ilícitas;
- Pelo uso prolongado de cateter intravenoso em função de algum tratamento médico;
- A partir de doenças sexualmente transmissíveis (DST).
Comentários