Ecocardiograma, também conhecido como ultrassonografia do coração, é um importante exame utilizado para o diagnóstico de doenças cardíacas.
Nesse post, você entenderá para que serve, como é feito e se existem riscos à saúde. Continue a leitura!
Para que serve o ecocardiograma?
Trata-se de um teste que usa ondas sonoras para produzir imagens ao vivo do coração. Ele permite que o médico monitore o funcionamento do coração e das válvulas. As imagens podem ajudá-lo a identificar:
- coágulos de sangue;
- fluido no saco ao redor do coração;
- problemas com a aorta, que é a principal artéria ligada ao coração.
Um ecocardiograma é fundamental para determinar a saúde do músculo cardíaco, especialmente após um ataque. Ainda, pode revelar defeitos cardíacos em bebês não nascidos.
O exame é indolor. Existem apenas riscos, em casos muito raros, com certos tipos de ecocardiogramas.
Quais são os tipos existentes?
Existem vários tipos de ecocardiogramas.
Transtorácico
No procedimento de ecocardiograma transtorácico, o especialista coloca o transdutor, ou sonda, na parede torácica e “salta” as ondas sonoras das estruturas do coração.
Os sinais de retorno são recebidos pelo mesmo transdutor e convertidos por um computador em imagens vistas na tela.
Transesofágico
Este teste requer que o transdutor seja inserido pela garganta até o esôfago (tubo de deglutição que conecta a boca ao estômago).
Como o esôfago está localizado próximo ao coração, imagens claras das estruturas podem ser obtidas sem a interferência dos pulmões e do tórax.
De estresse
Um ecocardiograma de estresse usa a ecocardiografia transtorácica tradicional. No entanto, o procedimento é feito depois do paciente ter exercitado ou tomado medicação para fazer seu coração bater mais rápido. Isso permite que o médico teste o desempenho do coração sob estresse.
Tridimensional
Um ecocardiograma tridimensional (3-D) usa ecocardiografia transesofágica ou transtorácica para criar uma imagem tridimensional do coração.
Isso envolve várias imagens de diferentes ângulos. É usado antes da cirurgia de válvula cardíaca. Ainda, auxilia no diagnóstico de problemas cardíacos em crianças.
Fetal
A ecocardiografia fetal é utilizada em gestantes em algum momento entre a 18ª e a 22ª semanas de gestação. O transdutor é colocado sobre a barriga da mulher para verificar problemas cardíacos no feto. O teste é considerado seguro porque não usa radiação, ao contrário de um raio-X.
Como você deve se preparar para um ecocardiograma?
Não há preparação para um ecocardiograma transtorácico. Quando é realizado, geralmente, requer alguma sedação para o paciente tolerar o procedimento.
O estômago deve estar vazio para evitar vômito e aspiração nos pulmões. Por essa razão, o paciente não deve comer ou beber por muitas horas antes do procedimento. Devido à sedação, é preciso que um membro da família ou amigo acompanhe o paciente.
Para um ecocardiograma de estresse, o paciente pode precisar andar em uma esteira ou de bicicleta. Calçados confortáveis são recomendados.
O que os resultados de um ecocardiograma indicam?
O objetivo do exame é avaliar a estrutura e função do coração. Os resultados fornecerão informações que podem auxiliar o profissional de saúde a fazer um diagnóstico que envolva o órgão.
Um ecocardiograma pode ser repetido ao longo do tempo, para monitorar a função cardíaca e os resultados podem ajudar a decidir se o tratamento anterior foi eficaz e se são necessárias quaisquer alterações no programa combinado com o paciente.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cardiologista em Paracambi!