doenças congênitas

O que são doenças congênitas do coração?

Cardiopatias congênitas, ou doenças congênitas do coração, são alterações na estrutura do órgão. Este é um distúrbio presente desde o nascimento. Tal doença pode envolver as paredes, as válvulas, as artérias ou veias próximas ao coração. As cardiopatias podem interromper ou diminuir o fluxo normal de sangue, ou mesmo ir pela direção ou local errado. Os médicos utilizam o exame físico e exames cardíacos especiais para diagnosticar defeitos cardíacos congênitos. Eles costumam encontrar casos graves durante a gravidez ou logo após o nascimento do bebê.

Sintomas de doenças congênitas do coração

Os sinais e sintomas de defeitos graves no coração do recém-nascido incluem:
  • respiração rápida;
  • falta de ar;
  • dificuldades de alimentação;
  • baixo peso;
  • dor no peito;
  • crescimento atrasado;
  • cianose (uma tonalidade azulada na pele, nos lábios e nas unhas);
  • fadiga;
  • má circulação sanguínea.
  • ritmos cardíacos anormais;
  • tontura;
  • desmaio;
  • inchaço.

Tipos de doenças congênitas do coração

Existem vários tipos de doenças congênitas do coração. Elas podem variar de condições simples, que não causam sintomas, a problemas complexos, que causam sintomas graves e risco de vida. Muitos defeitos cardíacos congênitos causam poucos ou nenhum sinal. Eles geralmente não são diagnosticados até que as crianças fiquem mais velhas. Muitas crianças com cardiopatias congênitas não precisam de tratamento, mas outras precisam. O tratamento depende do tipo de defeito, da gravidade, da idade, do tamanho e da saúde geral da criança. O tratamento pode incluir medicamentos, procedimentos de cateter, cirurgia e transplantes de coração. Os tratamentos e o acompanhamento dos defeitos melhoraram drasticamente nas últimas décadas, de modo que quase todas as crianças com defeitos cardíacos sobrevivem até a idade adulta. Algumas precisam de cuidados contínuos ao longo de toda a vida para controlar o defeito cardíaco. No entanto, muitas continuam a ter vidas ativas e produtivas, apesar da condição. Embora existam muitos tipos diferentes de doenças congênitas do coração, elas podem ser divididas em três categorias principais, como será explicado a seguir.

Defeitos nas válvulas cardíacas

Neste caso, as válvulas do coração responsáveis por direcionar o fluxo sanguíneo podem se fechar ou vazar. Isso interfere na capacidade do coração de bombear sangue corretamente.

Defeitos na parede cardíaca

As paredes naturais que existem entre os lados esquerdo e direito, bem como as câmaras superior e inferior do coração, podem não se desenvolver corretamente. Isso faz com que o sangue volte ao coração ou se acumule em locais incorretos. O defeito pressiona o coração a trabalhar mais, o que pode resultar em pressão alta.

Defeitos nos vasos sanguíneos

Nos defeitos dos vasos sanguíneos, as artérias e veias que transportam sangue para o coração, e retornam ao corpo, podem não funcionar corretamente. Isso pode reduzir ou bloquear o fluxo de sangue, causando várias complicações de saúde. Um defeito cardíaco congênito é frequentemente detectado durante um ultrassom na gravidez. Se o seu médico ouvir um batimento cardíaco anormal, por exemplo, ele poderá investigar melhor o problema executando determinados testes. Isso pode incluir um ecocardiograma, uma radiografia de tórax ou uma ressonância magnética. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cardiologista em Paracambi!
Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp