doença de kawasaki

O que é doença de kawasaki e como ela afeta o coração?

Você já ouviu falar da doença de kawasaki? Em suma, trata-se de uma enfermidade que causa inflamação nas paredes dos vasos sanguíneos. Ela é causada por compostos que são produzidos pelo sistema imunológico da pessoa atingida e, quando acontece, prejudica o fluxo sanguíneo e diversas células. É uma doença comum na infância, especialmente dentre meninos, com idades que podem variar. É mais normal que atinja crianças entre 2 e 5 anos, no entanto. Se você gostaria de saber um pouco mais sobre a doença de kawasaki, causas, sintomas e efeitos, prossiga com a leitura deste artigo.

O que engatilha a doença de kawasaki?

Ainda não existem estudos conclusivos sobre as origens dessa vasculite, mas existem algumas teorias sobre isso. É uma enfermidade que pode acometer pessoas de uma mesma família e tende a ser mais frequente em descendentes de asiáticos. Assim, acredita-se que a hereditariedade e os fatores genéticos têm impacto direto sobre o desenvolvimento da doença. Agentes infecciosos também podem ter parte nisso: é uma complicação mais comum em épocas frias e, além disso, tem sintomas que dialogam com outras enfermidades transmitidas por vírus. Confira os sintomas citados abaixo.

Sintomas mais comuns da doença de kawasaki

É habitual que façamos a divisão da doença em 3 fases clínicas, como se verá a seguir.

Fase inicial

O sintoma mais chamativo é a febre alta, que pode chegar a 40° C e durar até 2 semanas. Vermelhidão na região do tronco e nos olhos, inchaço da língua, lábios rachados, dores fortes na garganta e gânglios inflamados também são manifestações comuns.

2ª fase

Há descamação intensa das extremidades, dores nos joelhos, junções dos braços e no abdômen, vômitos, perda de apetite, perda de peso e diarreia.

3ª fase

Regressão dos sintomas, especialmente depois de tratamento clínico. Pode levar até 6 meses. A maior parte das crianças, felizmente, consegue se recuperar sem sequelas significativas. Em alguns casos, porém, pode haver o desenvolvimento de complicações cardíacas. As mais comuns são as apresentadas a seguir.

Cardiomegalia

Trata-se de hipertrofia do coração, ou seja, aumento significativo desse órgão. Faz com que o fluxo sanguíneo seja comprometido, o que causa dificuldade respiratória, fadiga constante, aumento da pressão arterial e, em alguns casos, desmaios, fraqueza e incapacidade de realizar tarefas simples. Existe tratamento, mas ele varia de acordo com a gravidade da situação presente.

Miocardite

Inflamação do miocárdio, que é o músculo do coração. Uma vez que o miocárdio é responsável pelo movimento de contração, a presença de doenças gera insuficiência cardíaca, dificuldade respiratória, desmaios, frequência cardíaca alterada, dentre outras coisas. Aumenta as chances de morte súbita, o que faz com que o tratamento seja imprescindível.

Arritmia cardíaca

Condição caracterizada pela frequência cardíaca anormal (muito lenta, rápida demais ou irregular). Pode ser assintomática, o que faz com que ela seja bastante perigosa. Quando gera efeitos visíveis, promove dor no peito, fadiga, tonturas, taquicardia e desmaios.

Inflamação das artérias coronárias

Responsáveis por fornecer sangue ao coração, causam diversos problemas quando estão inflamadas. A condição aumenta a probabilidade do desenvolvimento de coágulos, os quais podem impedir a passagem de sangue correta e aumentar as chances de infarto do miocárdio. Essas são as principais informações sobre a doença de kawasaki. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cardiologista em Paracambi!
Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp