A partir de uma mudança nas ações e nas estratégias de vigilância, prevenção e controle, o Brasil recebeu, em 2006, a certificação internacional de interrupção de transmissão da Doença de Chagas pelo vetor Triatoma infestans.
Porém, a doença ainda acomete muitas pessoas, principalmente, na América Latina. Você já tinha ouvido falar nessa patologia? Então, continue a leitura para saber mais sobre ela, suas causas, sintomas e tratamentos.
O que é a Doença de Chagas?
É uma doença causada pelo contato das fezes de um inseto transmissor com a corrente sanguínea. Esse inseto é contaminado quando suga o sangue de algum animal infectado, em geral, roedores e gambás. O transmissor ao picar o ser humano, despeja suas fezes na pele. Quando a pessoa coça o local da picada, as fezes penetram na pele e chegam ao sangue. A Doença de Chagas foi descoberta pelo cientista Carlos Chagas, sendo essa a justificativa para seu nome.Qual é a causa da doença de chagas?
O causador da doença é o protozoário parasita Trypanosoma cruzi que é transmitido pelo inseto conhecido como barbeiro. Esse inseto possui hábitos noturnos e é encontrado, principalmente, em casas de pau-a-pique, ninhos de pássaros e embaixo de pedras. A doença também pode ser transmitida pela transfusão do sangue contaminado ou durante a gravidez, da mãe para o filho. Uma descoberta recente confirmou que o parasita também pode se instalar no aparelho digestivo, através da ingestão de caldo de cana ou açaí infectados.Quais são os sintomas?
Os sintomas variam de acordo com o estágio da doença. Quando está no estágio agudo, o paciente pode não apresentar nenhum sintoma. Se ele apresentar, os principais sinais são:- Febre;
- Mal-estar;
- Inchaço em um dos olhos ou no local da picada do inseto;
- Fadiga;
- Irritação sobre a pele;
- Dor no corpo e na cabeça;
- Náuseas e vômitos;
- Diarréia;
- Aumento do tamanho do fígado e do baço (barriga d’água).
Como é o tratamento?
O objetivo do tratamento é a eliminação do protozoário parasita e o alívio dos sintomas. Durante a fase aguda, o médico pode prescrever alguns medicamentos. Porém, essa medicação é realizada em ambiente hospitalar em função dos efeitos colaterais. Quando o quadro é crônico, o medicamento já não produz resultados. Assim, o tratamento passa a ser o controle dos sintomas para evitar as complicações. Infelizmente, ainda não existe uma vacina para a doença. Agora que você conhece a Doença de Chagas, fique atento às picadas de insetos. Caso suspeite de algo, procure um médico de sua confiança. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cardiologista em Paracambi!
Comentários