doença arterial coronária

Você conhece a doença arterial coronária?

A doença arterial coronária (DAC) é uma condição grave que afeta o fornecimento de sangue para o músculo cardíaco, prejudicando o seu funcionamento. Por isso, é importante conhecer mais sobre essa patologia para evitar que ela surja. Conhece alguém que já sofreu com esse problema? Sabe quais são os sintomas? Nesse texto, irei falar sobre as causas, os sintomas e as formas de prevenção a doença.

O que é a doença arterial coronária?

É uma patologia que se caracteriza pela obstrução dos vasos sanguíneos que irrigam o coração. O músculo cardíaco precisa ser abastecido constantemente com sangue rico em oxigênio que é levado pelas artérias. Quando ocorre o estreitamento das artérias, o fluxo sanguíneo é bloqueado, impedindo que o sangue chegue até o músculo e causando a isquemia miocárdica. A isquemia miocárdica ocorre quando a necessidade de sangue exigida não é fornecida. Quando o bloqueio das artérias coronárias ocorre de forma integral, certas áreas do músculo podem ser danificadas. Em casos graves, o músculo pode morrer, provocando um infarto do miocárdio.

Quais os sintomas?

Os sintomas da doença arterial coronária são facilmente confundidos com outras patologias ou podem até passar despercebidos. Por isso, é comum que ela só seja identificada quando já houve uma grande evolução. Os sintomas são uma dor forte no peito, dificuldade para respirar, cansaço rápido e sensação de aperto no peito. Além disso, existem também fatores de risco que potencializam as chances de alguém adquirir a DAC. Esses fatores são:
  • Idade avançada;
  • Ser do sexo masculino;
  • Histórico familiar da doença;
  • Níveis elevados de LDL colesterol e baixos de HDL colesterol;
  • Diabetes mellitus;
  • Tabagismo;
  • Sedentarismo;
  • Hipertensão;
  • Obesidade;
  • Maus hábitos alimentares.

Quais são as causas?

Geralmente, essa doença é causada por uma aterosclerose. A aterosclerose é um processo em que ocorre um depósito gradual de colesterol e gorduras formando placas na parede da artéria coronária. Quando essas placas crescem, provocam o estreitamento das artérias e bloqueiam o fluxo de sangue. Se essa interrupção persistir, o fornecimento do sangue para o miocárdio é reduzido. A DAC também pode ter origem no espasmo espontâneo de uma artéria coronariana ou provocado pelo uso de cocaína e nicotina.

Como prevenir?

A prevenção é feita a partir do desenvolvimento de hábitos saudáveis, como por exemplo, evitar fumar, ter uma alimentação balanceada e fazer atividades físicas. A manutenção desses hábitos já pode ser o suficiente para reduzir as taxas de colesterol. O nível adequado de HDL colesterol é acima de 60 mg/dl e de LDL colesterol é abaixo de 130 mg/dl. Nos casos em que a pessoa se enquadra nos fatores de risco, é aconselhável que mantenha um acompanhamento junto com um cardiologista. Agora você não pode dizer que não conhece a doença arterial coronária. Fique atento aos sintomas e aos fatores de risco para não ser surpreendido. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cardiologista em Paracambi!
Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp