diabetes

O papel do cardiologista na prevenção do diabetes

O que tem a ver diabetes com o coração? Primeiramente o risco de infarto em diabéticos tende a ser 4 vezes maior, de acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD). Ou seja, os cuidados nesse campo devem ser multidisciplinares, uma vez que o cardiologista também pode ajudar na prevenção do diabetes. Para que você tenha ideia da gravidade, a International Diabetes Federation (IDF) divulgou que cerca de 80% dos diabéticos do tipo 2 morrem em função de problemas cardíacos. No âmbito mundial isso quer dizer que essa doença mata mais que câncer de mama e HIV, cujos índices são significativos. Neste artigo, especificamente, explico qual é o papel do cardiologista na prevenção do diabetes. Quer saber como podemos ajudar você a ter mais saúde? Então continue a leitura!

Como prevenir as doenças cardíacas?

A vida agitada nas cidades, aliada ao maus hábitos tem prejudicado a vida de muitas pessoas, que precisam ganhar o pão de cada dia nessa rotina rotina frenética. Então as pessoas, na maioria das vezes, optam refeições rápidas e pouco ou nada saudáveis. O problema é que a ingestão regular de alimentos gordurosos e com muito sal prejudicam a saúde. Como sabemos, os alimentos industrializados e os fast foods, sobretudo, são carregados de açúcar, gordura e sal. Ou seja, tudo o que faz mal à saúde. Nesse caso, o melhor jeito de cuidar do coração é evitar ao máximo essas comidas, pois desembalar menos e descascar mais traz muito mais benefícios. Outro alerta tem a ver com o excesso no consumo de álcool, pois isso é prejudicial para as artérias e ainda aumenta a probabilidade de desenvolver arritmia. Mas não para por aí, já que o tabagismo, o sedentarismo, a obesidade, o descontrole da pressão arterial também contribuem para um quadro de alerta.

Como o diabetes afeta o coração?

A incidência de complicações do coração ocorre porque o nível de glicose no sangue aumenta e isso também altera a pressão arterial e o colesterol. No fim das contas as placas de colesterol entopem as artérias e isso eleva a probabilidade de morte, caso o socorro não seja oportuno. Nesse caso, os pacientes com diabetes do tipo 2 são os mais afetados por conta da resistência à insulina e da predisposição à aterosclerose. Portanto, as pessoas que estão acima do peso e tem mais 40 anos devem procura ajuda médica, uma vez que elas se enquadram no grupo de risco.

Qual é o papel do cardiologista na prevenção do diabetes?

Geralmente, a prevenção é feita por meio do controle de vários fatores de risco como colesterol, glicemia, hipertensão, tabagismo, sedentarismo e obesidade. Portanto o cardiologista tem a missão de orientar o paciente e ajudá-lo na implementação de práticas saudáveis. Por exemplo, praticar qualquer atividade física durante 30 minutos ajuda muito. Então se você não puder correr, opte pela caminhada, porque o fato de movimentar o corpo traz benefícios à saúde.

Como deve ser o tratamento do diabetes?

O tratamento, no geral, é feito por uma equipe multidisciplinar. isso quer dizer que além do cardiologista, o paciente também precisar passar por consultas regulares como outros especialistas, o que inclui nefrologistas, endocrinologistas, oftalmologistas, educador físico, nutricionistas, podólogos, entre outros. As consultas regulares com os seus médicos são fundamentais para você ter mais saúde e disposição. Afinal de contas, a prevenção do diabetes depende disso. Então busque ajuda especializada e consulte também com o seu cardiologista. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cardiologista em Paracambi!
Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp