Diabetes

Diabetes e saúde do coração: entenda os riscos

No mundo, mais de 17 milhões de pessoas morrem por ano devido às doenças do coração, segundo os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil a quantidade de óbitos pelo mesmo motivo é significativa também, já que ultrapassa 380 mil casos, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Então por que você precisa se preocupar com diabetes e saúde do coração? Primeiro porque no âmbito global, o diabetes só cresce e também mata cerca de 1,5 milhão de pessoas por ano, conforme dados da OMS. Depois porque a incidência de mortes no país em função dessa doença subiu 12% nos últimos 6 anos, como destaca o Ministério da Saúde. Ou seja, é fundamental que haja um fortalecimento nas campanhas de prevenção. Para que você tenha uma ideia, o diabetes descontrolado, principalmente, gera impactos preocupantes no coração. Inclusive, 80% dos diabéticos podem desenvolver algum tipo de doença vascular. Por isso, neste artigo, os riscos dessa combinação nada interessante. Quer ficar por dentro? Continue a leitura!

O que tem a ver diabetes e saúde do coração?

Primeiramente, o diabetes provoca um descontrole nos índices de açúcar no sangue e isso faz com que o organismo não produza a quantidade de insulina necessária. Portanto o risco de inflamação das artérias é significativo. Vale ressaltar que esse quadro, normalmente, contribui com o surgimento de placas de gordura. Ou seja, o fluxo sanguíneo fica obstruído por essas placas, o que eleva nível do colesterol ruim. Como sabemos, o aumento do LDL intensifica o risco de infarto, aterosclerose, pressão alta e insuficiência cardíaca. Ou seja, esses são apenas alguns dos sinais do diabetes descompensado.

Como você pode prevenir o diabetes?

De modo geral, as pessoas devem evitar o consumo regular de comidas industrializadas e os diabéticos precisam levar isso muito a sério. Afinal de contas, esses produtos são carregados de açúcar, sal, e gorduras saturadas. Logo, essa combinação traz muitos prejuízos à saúde. Além disso, a prática de atividades físicas é recomendada, porque o sedentarismo intensifica o sintomas da doenças. Inclusive, dados recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS) comprovam isso. Para que você tenha uma ideia da gravidade, a cada 100 pessoas 3 morrem por conta do sedentarismo. O tabagismo, assim como o consumo exagerado do álcool também devem ser mencionados, porque isso interfere negativamente na evolução da saúde. Além disso é muito importante realizar consultas regulares com os seus médicos, porque esse é um trabalho que exige expertise de uma equipe multidisciplinar.

Como é feito o tratamento?

Normalmente o tratamento é feito por vários médicos, porque isso exige conhecimento de diferentes áreas. Por meio de exames os especialistas ajudam você a ter mais qualidade de vida e controle sobre a doença. O tratamento também leva em consideração o controle do peso e da pressão arterial, sendo assim é fundamental que os pacientes sigam à risca as orientações médicas, uma vez que é preciso tratar o diabetes para conquistar a saúde do coração. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cardiologista em Paracambi!
Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp