O defeito do septo atrial na comunicação interatrial (CIA) é um buraco na parede entre as duas câmaras superiores do coração (átrios). A condição está presente desde o nascimento (congênita). Deficiências no septo que separam as duas câmaras atriais estão dentre as mais comuns malformações cardíacas congênitas.
Pequenos defeitos podem nunca causar problemas e podem ser encontrados acidentalmente. Também é possível que pequenos defeitos do septo atrial se fechem sozinhos durante a primeira infância. Defeitos septais atriais grandes e duradouros podem danificar o coração e os pulmões.
Um adulto que apresenta um defeito do septo atrial não detectado por longo período pode ter uma vida útil reduzida, devido à insuficiência cardíaca ou à pressão alta. Essas condições afetam as artérias dos pulmões (hipertensão pulmonar). A cirurgia pode ser necessária para reparar os defeitos do septo atrial e evitar complicações.
Sintomas da definiência na Comunicação Interatrial
Muitos bebês nascidos com defeitos no septo atrial não apresentam sinais ou sintomas associados. Nos adultos, os sinais ou sintomas podem começar por volta dos 30 anos, mas, em alguns casos, eles ficam assintomáticos por longos anos. Os sinais e sintomas de defeitos no septo atrial podem incluir:- falta de ar, especialmente quando se exercita;
- fadiga;
- inchaço nas pernas, pés ou abdômen;
- palpitações cardíacas ou batimentos pulados;
- acidente vascular cerebral;
- sopro cardíaco, um som que pode ser ouvido através de um estetoscópio.
Como o coração funciona?
O coração é dividido em quatro câmaras ocas, duas à direita e duas à esquerda. Para bombear sangue por todo o corpo, o coração usa os lados esquerdo e direito para diferentes tarefas. O lado direito do coração move o sangue para os pulmões através dos vasos chamados artérias pulmonares. Nos pulmões, o sangue capta oxigênio e retorna ao lado esquerdo do coração, pelas veias pulmonares. O lado esquerdo do coração bombeia o sangue através da aorta, o qual sai para o resto do corpo.Por que os defeitos cardíacos se desenvolvem?
Os médicos sabem que os defeitos cardíacos presentes no nascimento (congênitos) surgem de erros no início do desenvolvimento do coração, mas, muitas vezes, não há uma causa clara para o distúrbio. A genética e os fatores ambientais devem ser levados em consideração.Como o coração trabalha com um defeito no septo atrial?
Um defeito do septo atrial permite que o sangue recém-oxigenado flua da câmara superior esquerda do coração (átrio esquerdo) para a câmara superior direita do coração (átrio direito). Lá, ele se mistura com sangue desoxigenado e é bombeado para os pulmões, mesmo que já esteja com oxigênio. Se o defeito do septo atrial for grande, esse volume extra de sangue poderá sobrecarregar os pulmões e o lado direito do coração. Se não for tratado, o lado direito do coração aumenta e se enfraquece. Se esse processo continuar, a pressão sanguínea nos pulmões também pode aumentar, levando à hipertensão pulmonar.Possíveis complicações
Um pequeno defeito do septo atrial pode não causar problemas. Pequenos defeitos do septo atrial geralmente se fecham durante a infância. Já os defeitos maiores podem gerar problemas sérios, incluindo:- insuficiência cardíaca do lado direito;
- anormalidades do ritmo cardíaco (arritmias);
- aumento do risco de derrame;
- vida útil reduzida.
Comentários