colesterol

Tudo que você precisa saber sobre o colesterol

O colesterol é um álcool complexo que, além de atuar na fabricação da bile, de hormônios e da vitamina D, compõe a membrana de todas as células do nosso corpo. 

Ao contrário do que muitos acreditam, ele não é obtido apenas por meio da alimentação. A maior parte, 70%, desse álcool complexo, é produzida pelo fígado e somente o restante é derivado do que comemos. Entretanto, quando o consumo de gordura saturada é alto, os níveis de gordura prejudicam ainda mais o organismo. Além disso, fatores como cigarro, bebidas alcoólicas, idade, etnia e hereditariedade também interferem na quantidade de colesterol no sangue. 

Tipos de colesterol 

Por ser insolúvel, esse álcool complexo se liga a diversas lipoproteínas para ser transportado pela corrente sanguínea. Com densidades diferentes, é essa espessura que irá indicar o seu tipo.

HDL – High Density Lipoprotein

É a versão boa dessa gordura. Por ter alta densidade, o HDL retira a gordura das artérias e transporta-as para a excreção no fígado. É como se ele fosse um agente de limpeza, que, por ser mais aderente, consegue capturar o LDL que está na corrente sanguínea, fazendo com que ele não obstrua as artérias. O nível ideal de HDL para homens é acima de 40 mg/dL, enquanto, para mulheres é de 50 mg/dL. Quando uma pessoa possui bons níveis dessa lipoproteína, ela tem menos chances de desenvolver doenças cardiovasculares e acidente vascular cerebral.

LDL – Low Density Lipoprotein

Conhecido como o tipo ruim, o LDL se acumula nas paredes das artérias, promovendo a formação de placas que acabam obstruindo a passagem do sangue para o restante do corpo. Os órgãos mais prejudicados com o baixo fluxo sanguíneo são o coração e o cérebro, dando origem ao infarto e ao AVC. Os níveis do LDL são medidos de acordo com o risco de desenvolvimento de doenças:

  • risco baixo: abaixo de 130mg/dL
  • risco intermediário: abaixo de 100mg/dL
  • risco alto: abaixo de 70mg/dL
  • risco muito alto: abaixo de 50mg/dL

VLDL – Very Low Density Lipoprotein

Esse tipo de lipoproteína é considerado de muito baixa densidade. Ela faz o transporte de triglicerídeos na corrente sanguínea e, assim como o LDL, é considerada ruim porque, quando em grande quantidade no sangue, leva ao acúmulo de gordura nas artérias. Valores elevados dessa lipoproteína indicam que há consumo exagerado de carboidratos e gordura na alimentação e pode apontar excesso de peso e falta de atividade física. É considerado alto quando está acima de 40 mg/dL, sendo que o valor ideal é de até 30 mg/dL.

Níveis elevados

Quando o índice de referência de LDL está alto, ele se torna fator de risco para o desenvolvimento de doenças vasculares, como a aterosclerose, doenças coronarianas, como o infarto e a insuficiência cardíaca, e o acidente vascular cerebral. 

Ao ser diagnosticado com altos níveis de LDL, a primeira medida a ser tomada é uma mudança no estilo de vida. Isso porque má alimentação, sedentarismo, tabagismo e o consumo exagerado de bebidas alcoólicas são fatores que contribuem para a proliferação desse tipo de lipoproteína. 

Além disso, o uso de medicamentos também é recomendável, principalmente em casos de hipercolesterolemia familiar, quando o colesterol alto possui origem hereditária. 

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cardiologista em Paracambi!

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp