Começar a fazer atividade física muitas vezes pode ser custoso. Afinal, iniciar algo é sempre difícil e demanda assiduidade e compromisso. Mas, antes de dar o primeiro passo na vida esportiva, é preciso dar um passo para trás e fazer o check-up esportivo. Uma vez que ter um machucado no joelho ou na coluna logo no início da prática esportiva pode ser extremamente frustrante. Neste post, você irá conferir O objetivo deste exame.
O que é o check-up esportivo?
O check-up esportivo é uma avaliação completa, também conhecida como 360º. Ele é voltado para aqueles que desejam começar uma atividade física. O teste é recomendado para praticantes de qualquer idade. É importante analisar as condições de saúde de quem possivelmente está saindo de um ciclo do sedentarismo, ou mesmo para otimizar o rendimento esportivo de atletas profissionais.
Esta avaliação engloba um teste ergoespirométrico, que trata da medição do consumo de oxigênio, servindo para avaliar a resposta pulmonar, respiratória e cardiovascular. A calorimetria indireta é outra avaliação que verifica o metabolismo em repouso. Esse é um ótimo norte para orientação nutricional e para analisar a queima calórica durante o exercício físico.
A composição corporal também é avaliada, com um teste que mostra os percentuais de gordura, água e força muscular em cada parte do corpo. O teste ergométrico de esforço máximo, o eletrocardiograma, a análise da pressão arterial e da frequência cardíaca são todos voltados para a observação da saúde do coração do atleta.
Além disso, são feitas a avaliação física com análise de postura corporal em repouso, uma de flexibilidade e amplitude de movimentos, bem como avaliação mecânica. A termometria cutânea tem o intuito de verificar uma possível atividade inflamatória nos músculos, tendões e articulações.
Por que é importante fazer o exame?
Todos os exames mencionados acima buscam um diagnóstico mais aprofundado sobre o funcionamento geral do organismo. O objetivo é que as atividades físicas tenham resultado, sejam feitas em segurança e que o indivíduo tenha longevidade esportiva.
Além disso, a análise dos testes observa os limites do indivíduo, sua resistência, potência, força, flexibilidade e aptidão cardiorrespiratória. Com isso, evitam-se problemas, ferimentos e lesões cardíacas e ortopédicas. Assim, acima e tudo, garantem a saúde e ajudam na prevenção de possíveis doenças, que possam ser agravadas durante a atividade física.
Muitas pessoas pensam que o check-up esportivo deve ser feito durante o treinamento e deixam para depois. É imprescindível que seja feito antes do início das atividades para corrigir e tratar possíveis alterações e prevenir lesões.
Muitas academias tentam vender esses serviços, chamados de “avaliação física”. No entanto, é preciso ter cautela e não se enganar. Muitas vezes, os exames são feitos de forma incompleta e sem o suporte médico.
O profissional responsável pela realização do check-up esportivo é o médico cardiologista. O especialista é habilitado para avaliar os resultados e direcionar os tratamentos necessários para as alterações cardíacas.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cardiologista em Paracambi!