cardiologista

Entenda a importância de ir ao cardiologista regularmente

A melhor forma de não ter doenças cardíacas é trabalhar com a prevenção. Por isso, o primeiro passo é ir a um cardiologista regularmente para saber quando há alguma coisa que pode ser errada ou incrementar novos hábitos saudáveis à sua rotina. 

Qual a importância das consultas regulares a um cardiologista?

Para começar, precisamos entender o que é um cardiologista. Este é o profissional qualificado para diagnosticar e tratar as doenças que atingem o coração.

As consultas de rotina ao consultório cardiológico recebem o nome de cardiologia preventiva, que vem crescendo muito nos últimos anos. A avaliação preventiva é importante, já que problemas cardíacos podem ser assintomáticos no início.

Assim, com o resultado de exames regulares e um acompanhamento recorrente, é possível diagnosticá-las precocemente e iniciar um tratamento o quanto antes. Prevenção é a palavra-chave quando se trata do coração. 

Mas, além disso, se você também possui alguma outra doença ou condições que precisam de atenção, você deve ter uma preocupação extra e ser assíduo nas visitas programadas ao cardiologista. Algumas questões que são motivo extra para ir ao profissional especializado são: 

    • Doenças preexistentes: as consultas cardiológicas são prioridade para quem já sofre com alguma doença cardiovascular. Neste caso, é importante fazer um acompanhamento bastante próximo para monitorar alterações;
    • Grupos de risco: pessoas com histórico familiar de doenças cardíacas, fumantes, diabéticas, obesas, hipertensas, possuem altos níveis de colesterol, mais de 65 anos e mulheres que fazem uso de medicamentos anticoncepcionais devem ficar atentas e consultar um cardiologista com frequência. 

 

  • Dores na região torácica: esse é um alerta. Por isso, é importante saber o que causa essa condição com a ajuda do especialista.

 

  • Prática de exercícios intensos: fazer exercícios físicos exige muito do coração e, combinar intensidade com um coração é preciso segurança. Já falamos aqui sobre a importância de um check-up esportivo antes de iniciar atividade. Por isso, não deixe de procurar o seu médico se for o seu caso.
  • Sedentarismo: a falta de atividade física faz com que o coração fique preguiçoso, já que o órgão é um músculo e precisa de estímulos para se fortalecer. A fraqueza pode causar alterações na intensidade que o sangue é bombeado para o organismo. 

Indo a um cardiologista regularmente, você evita que doenças do coração, como infarto, insuficiência cardíaca e arritmia sejam fatais. Com a ajuda do seu médico, você se tornará mais saudável e menos propenso a desenvolver condições sérias de saúde.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cardiologista em Paracambi

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp