O ataque cardíaco ou, em outras palavras, infarto do miocárdio, é responsável pela morte de dezenas de milhares de pessoas todos os anos.
A condição é caracterizada pela morte das células de uma região do coração, dano causado pela formação de um coágulo.
Esse, em contrapartida, é responsável pela interrupção do fluxo sanguíneo, de maneira intensa e inesperada.
O infarto pode ser causado por uma série de fatores, mas a principal causa é a aterosclerose, uma doença cardiovascular em que há a formação de placas de gordura no interior das artérias coronárias.
Reconhecer os sinais de um ataque cardíaco é fundamental para que as chances de sobrevivência da pessoa aumentem e para que o paciente seja atendido depressa.
Abaixo, falaremos um pouco mais sobre a situação, além de enumerarmos sintomas que devem ser vistos com atenção. Confira.
Doenças cardiovasculares: perigo à vista
De acordo com dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte em todo mundo. Mais pessoas morrem por conta de doenças do coração que por qualquer outra razão — apenas em 2015, foram vitimados cerca de 17,7 milhões de indivíduos no mundo. Embora idosos estejam mais propensos a desenvolver problemas de saúde diversos, enfermidades do coração podem afetar pessoas de idades variadas. Com o aumento dos níveis de sobrepeso e obesidade em todo o globo, além do consumo desenfreado de alimentos ricos em açúcar, conservantes e similares, a tendência é de que os dados continuem a nos deixar preocupados.É possível prevenir o infarto do miocárdio?
Felizmente, sim. As doenças cardiovasculares, principais causadoras de infartos do miocárdio, são propiciadas por hábitos de vida considerados pouco saudáveis.O que isso significa?
Pessoas que têm dietas ricas em gorduras problemáticas, que não costumam fazer atividade física, que abusam de medicamentos — especialmente sem orientação médica — e consomem grandes quantidades de álcool ou tabaco estão mais suscetíveis a ter problemas no coração. Os fatores acima aumentam também a possibilidade de desenvolvimento de diabetes, obesidade e pressão arterial alterada. Para fazer a prevenção de uma série de enfermidades, é preciso abrir mão do cigarro. Além disso é preciso buscar ajuda especializada para criar uma dieta coerente e fazer exercícios diariamente. Por fim, estar em dia com os exames médicos também pode ajudar a se obter o diagnóstico precoce de uma série de quadros clínicos que podem facilitar o desenvolvimento de outras doenças e aumentar a possibilidade de infarto.Sinais de um ataque cardíaco: reconheça
Os sintomas mais comuns incluem:- dor no peito;
- dormência na face;
- dificuldade para falar, para compreender as palavras de outrem e confusão mental (com problemas para reconhecer onde se está e quem são as pessoas que estão ao redor);
- dor de cabeça intensa;
- perda de equilíbrio e de coordenação motora.
Ataque cardíaco em homens
Nesses indivíduos, a dor causada pelo ataque cardíaco pode ser classificada como uma “pressão” na região do peito. Presença de suor frio, tonturas, desmaios e dores que atingem os braços e o estômago também podem ocorrer.Ataque cardíaco em mulheres
A dor no peito, que costuma ser descrita como “pontada”. Pode acompanhar dificuldade para respirar, fadiga, arritmia cardíaca, enjoos, vômitos e suor frio. Esses são os principais sinais de ataque cardíaco. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cardiologista em Paracambi!
Comentários