cigarro

5 dicas para largar o cigarro

Um dos hábitos mais prejudiciais ao organismo é o de fumar, inclusive para a saúde do coração. Por isso, uma considerável parcela de fumantes pensa, ou já tentou, largar o cigarro. Porém, este não é um processo fácil e exige muito mais do que determinação.

Caso você se enquadre no grupo de pessoas que deseja parar de fumar, recomendamos a leitura deste post. Nas próximas linhas, iremos apresentar alguma dicas eficientes que poderão facilitar o abandono deste vício.

Confira, a seguir.

O que posso fazer para largar o cigarro?

1# Determine uma data específica para parar de fumar

Uma forma eficaz para parar de fumar é escolher uma data específica para começar. Assim, até que o dia chegue, você começa a reduzir gradativamente a quantidade. Neste processo, uma dica é adiar o máximo possível o primeiro trago do dia.

Dessa forma, fica mais fácil reduzir o número diário de cigarros fumados. Quando a data esperada chegar, tenha em mãos algo que o ajude a se distrair e aliviar a abstinência, como mascar chicletes ou beber água.

Ainda, é importante que nos primeiros meses você evite os locais em que costumava fumar. No início, será uma tarefa bem difícil, mas é importante focar nos benefícios que você terá ao deixar de ser fumante.

Quando uma data não é escolhida, haverá falta de compromisso e constantes adiamentos, sempre encontrando uma desculpa para não parar. 

Que tal começar hoje?

2# Envolva seus amigos e familiares neste processo

O processo de parar de fumar não é fácil, pois, além da abstinência da nicotina, a prática se torna um hábito. Assim, ter o apoio de pessoas próximas pode tornar o processo mais tranquilo.

Então, a segunda dica é esta: avise aos seus amigos e familiares que você começou as etapas para abandonar o vício.  Neste sentido, compartilhe com elas como você está se sentindo, quais foram as maiores dificuldades daquele dia, entre outras coisas.

3# Fuja do cigarro

Assim como todo processo para largar um vício, é preciso evitar o contato com tudo que esteja associado ao hábito de fumar. Para isso, elimine do seu ambiente todo vestígio de cigarros e cinzeiros. Assim, você está agindo para evitar recaídas.

Outra medida importante é se distanciar de ambientes e amizades que estão associadas ao desejo de fumar. Uma dica eficaz é frequentar apenas locais em que o fumo é proibido.

4# Procure apoio psicológico

Diferente do que muitas pessoas imaginam, os psicólogos e psiquiatras não cuidam apenas de pessoas que tenham perdido a sanidade mental. Na verdade, esses profissionais podem ser procurados por qualquer pessoa e em qualquer ocasião.

No caso dos fumantes não é diferente, mesmo que haja suporte familiar. O apoio psicológico é fundamental para aliviar as crises de abstinência. Este tratamento pode ser feito de forma individual ou em grupos de apoio.

5# Verifique a necessidade de medicamentos para controle

Existem medicamentos que são considerados fortes aliados no processo de abandono do vício. O tratamento do tabagismo pode ser feito com reposição de nicotina, bupropiona e vareniclina, remédios que diminuem o desejo de fumar. Porém, o seu uso deve ser prescrito pelo médico.

Com certeza, ao seguir essas dicas, você já está dando um passo enorme para ter sucesso na luta contra o cigarro. Lembre-se: sempre que o desejo de fumar falar mais alto, traga à memória os inúmeros benefícios trazidos pelo abandono do hábito.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cardiologista em Paracambi

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp