O sedentarismo, sem sombra de dúvidas, é um dos inimigos do coração. No mundo, ele ocupa a 4ª posição no que tange à mortalidade, conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Para que você tenha uma ideia, 80% dos adolescentes e 20% dos adultos, nesse âmbito, não praticam atividades físicas regularmente.
Nesse quesito, o Brasil ocupa o 5º no ranking dos países com pessoas sedentárias na América Latina. Isso quer dizer que 46% da população corre risco de desenvolver algumas doenças, sobretudo as cardíacas. Infelizmente esse é um mal que já tomou 25% da população mundial e avança a passos largos pelo planeta, segundo a OMS.
Ou seja, se nada for feito agora teremos muitas pessoas doentes nos próximos anos, simplesmente por falta de adotarem uma rotina mais saudável.
Afinal de contas mexer o corpo traz benefícios à saúde e isso também nos protege dos acometimentos cardíacos. Então, a fim de incentivar você nesse jornada, apresento algumas atividades físicas que beneficiam o coração. Confira!
Caminhada
Esse tipo de exercício é excelente quando se tratar de deixar o coração mais saudável e baixar a pressão arterial. Além disso, caminhar ajuda a manter o diabetes sob controle, reduzir o colesterol e manter o peso em dia. O melhor de tudo é que ela é acessível e pode ser praticada ao livre ou na academia, em cima de uma esteira. Qualquer pessoa pode praticar essa atividade que melhora a circulação sanguínea e deixa os músculos mais eficientes. Logo é uma excelente iniciativa para evitar o infarto, por exemplo.Corrida
Agora, se você pode e quer acelerar um pouco o ritmo, a corrida traz inúmeros benefícios de prevenção relacionados às doenças cardiovasculares. Para que você tenha uma ideia, ela melhora o desempenho do coração de bombear sangue para o resto do corpo. Mas não para por aí, porque quando você pratica a corrida regularmente o condicionamento físico evolui e o corpo consegue economizar mais energia para tarefas rotineiras. Aqui também o colesterol, o peso e a pressão arterial também são controlados com eficiência.Natação
Agora, se o que você deseja é um exercício aeróbico e de baixo impacto, a natação atende às suas expectativas. Pois ele promove as trocas cardiorrespiratórias, fortalece o músculo cardíaco e ainda acelera a frequência cardíaca de forma positiva. Então, como resultado disso temos uma circulação sanguínea melhor, uma estrutura muscular saudável, um metabolismo equilibrado e , consequentemente, um melhor controle de açúcar e insulina no corpo.Musculação
As vantagens de praticar musculação também são significativas. Por meio dessa prática, o coração consegue consegue obter um bom desempenho, uma vez que as câmaras cardíacas ficam dilatadas. Logo, isso resulta em mais força, aumento de massa muscular e sobrecarga menor. Inclusive, alguns pesquisadores da Universidade St. George, na Granada, constataram que esse prática tende a ser mais eficiente do que os exercícios aeróbicos. Contudo eles também perceberam que a prática de qualquer atividade reduzia em até 70% o risco de doenças cardiovasculares. Como vimos, as atividades físicas beneficiam o coração em diversos aspectos. Afinal de contas elas ajudam a manter sob controle algumas condições como colesterol alto, diabetes, pressão alta sob controle. Como sabemos essas manifestação contribuem com o surgimentos e agravamento de doenças cardiovasculares. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cardiologista em Paracambi!
Comentários